O fascismo, o nazismo e o bolsonarismo


Fernando Lobato_Historiador

O Fascismo foi um tipo de 3ª via política criada no entre guerras (1919-1939) com o fim de barrar a disseminação de regimes socialistas ou comunistas (2ª via). É, portanto, uma doutrina típica da chamada DIREITA RADICAL, pois não respeita valores do LIBERALISMO (1ª via), tais como a não intervenção do estado na economia, a realização de eleições para a formação de governos (DEMOCRACIA REPRESENTATIVA ou Burguesa), o estado laico, a tolerância religiosa e o respeito aos direitos humanos fundamentais (livre religião, liberdade de imprensa, livre organização de partidos, direito à vida, etc). O Fascismo é auto-declarado inimigo mortal da esquerda (2ª via), defendendo, inclusive, a eliminação física (assassinato) de seus militantes, tidos por eles como baderneiros que promovem a divisão da nação ao oporem os interesses dos pobres aos dos ricos e, por conseqüência, os piores inimigos da nação. É certo que o fascismo na Alemanha foi representado pelo Partido Nazista de Hitler, que na sigla tinha o chavão NACIONAL-SOCIALISTA, numa clara estratégia para confundir e dividir o eleitorado  que votava na esquerda vermelha (socialistas e comunistas) O Fascismo faz apologia dos militares como classe redentora da nação e professa inimizade feroz não apenas à esquerda, mas também  à chamada direita tradicional ou clássica (liberais).

O fascismo busca apoio nos conceitos de família, religião, estado e  nação, com os quais, de forma ardilosa, constrói discursos marcados pela “justificação” do ódio aos que discordam do que defendem, numa clara nostalgia da Inquisição da Idade Média, quando era comum a tortura e execução dos “hereges” na fogueira “santa”, ou seja, no que era tido como fogo “purificador” ou extirpador do “mal” (ver aqui). O fascismo, portanto, faz um apelo muito forte para a emoção e boa fé das pessoas mais simples utilizando a retórica da luta entre “Deus” e o “diabo”, sendo que os diabos são todos os que lhe fazem oposição. Eis porque, nos modelos fascistas europeus, sempre houve a figura de um “MESSIAS” ou “SALVADOR DA NAÇÃO”, a qual todos deviam ser obedientes, pois assim, defendem, deve proceder o “bom cristão”. O valor democrático, ou seja, da participação do cidadão no governo, como se vê, é completamente anulado, pois o “MESSIAS”, que concentra todo o poder, é propagandeado como completamente em sintonia com o sentimento e vontade do povo, ou seja, como encarnação da nacionalidade a ser protegida dos vermelhos da esquerda. Na invasão de membros do MBL na Câmara dos Deputados (ver aqui) tem-se um bom exemplo dessa postura beata e fervorosa que a propaganda fascista busca reproduzir nos seus militantes. Quando vitorioso politicamente, o fascismo estabelece a mais cruel e perversa das ditaduras, bastando ver o balanço da experiência NAZISTA na Alemanha de Hitler (ver aqui e aqui).


    O Nazismo de Hitler foi, portanto, o principal exemplo de um governo fascista, sendo que, além de socialistas, anarquistas, comunistas e liberais, houve a inclusão dos judeus no rol dos “diabos” a serem eliminados em nome da grandeza alemã – o Holocausto. O Bolsonarismo, movimento que quer colocar  Bolsonaro na presidência, bebe na doutrina fascista, ainda que não assuma isso, mas nem precisa, basta observar o discurso raivoso que fazem contra as idéias socialistas e contra os partidos mais à esquerda  (PT,  PC do B e PSOL). Tal como no fascismo da Europa do entre-guerras, o Bolsonarismo se apropria da idéia da luta entre o bem (eles) e o mal (a esquerda e quem vier a lhe fazer oposição). Bolsonaro, inclusive, é tido como o “MESSIAS” do Brasil. O caráter antidemocrático desse movimento se percebe aí, visto que não é no povo que está a solução e sim em Bolsonaro, o “mito” como dizem. Não por acaso ele busca ser candidato por um partido que tenha CRISTÃO na sigla e por isso está no PSC (Partido Social Cristão). Como o próprio PSC não parece disposto a lançá-lo candidato, já cogita filiar-se ao PSDC (Partido Social Democrata Cristão) (ver aqui). Para os que torcem pelo GOLPE  MILITAR, Bolsonaro é o candidato dos sonhos, pois acreditam que, se eleito, vai fechar o congresso e restabelecer a Ditadura Militar. Em alguns vídeos (aqui e aqui) fica claro o porque dessa crença. A frase LOBO TRAVESTIDO DE CORDEIRO é a que melhor define o “mito” Bolsonaro. (Vixe vixe! Valei-me nossa senhora! Deus nos proteja!  Afastai de nós esse cálice!, pois Hitler não era nenhum messias, mas  a encarnação do 666 ou ANTI-CRISTO do Apocalipse– ver aqui).

Comentários