A Velha na Nova, o interior do Amazonas e a boca grande do Dietrich

Foto do Carnaval de Parintins de 2013: jagunços espancaram e arrancaram as faixas dos brincantes que protestaram contra o aumento abusivo nos salários do prefeito e dos vereadores. 

Por Fernando Lobato_Historiador

As sociedades humanas, por mais integradas que estejam, conservam um tempo específico dentro do curso histórico. Tanto isso é verdade que, em plena revolução cibernética, ainda temos tribos isoladas vivendo nos padrões da Pré-história. Dizem os historiadores que o Brasil Republicano está na chamada Nova República, ou seja, no período que se iniciou, em 1984, com a queda da Ditadura Militar.  Nosso tempo, segundo a Constituição de 88, deve ser o da plenitude das liberdades civis, pois a ditadura que nos envergonhava já não existe mais. No papel isso é verdade, mas na realidade ainda estamos longe disso, pois, em muitos municípios, ainda vigora o coronelismo e o voto de cabresto, ou seja, ainda nem saímos da República Velha.
Prefeituras, principalmente nos municípios mais isolados, ainda funcionam como extensão do patrimônio privado de prefeitos que ignoram o modus operandi republicano. No interior do Amazonas, alguns prefeitos imaginam ser uma espécie de “faraó”, ou seja, soberanos a quem o povo deve obediência absoluta. Coari é, de longe, o caso mais escandaloso em face de um prefeito que, mesmo atrás das grades, continua governando com mão de ferro. Coari, todavia, não é exceção e sim regra. Em Parintins, por exemplo, durante o carnaval de 2013, brincantes do Bloco “Nós protesta, mas nós se diverte” foram violentamente espancados porque faziam galhofa do aumento abusivo que a Câmara Municipal decretou no salário do prefeito, dos secretários municipais e dos vereadores.
Não escapou da pancada nem um ex-candidato a prefeito do município, Dietrich Mendes, que concorreu ao cargo pelo PSOL em 2012. Puxado por cidadãos que estudaram e sabem que estamos na Nova República, o bloco, fazendo uso do instituto da liberdade de expressão, ostentou a faixa “ALI BABÁ E OS 40%”. Não demorou muito para que jagunços armados retirassem à força as faixas dos brincantes. A imprensa livre de Parintins – coisa rara por lá - também sabe que estamos na Nova República e, por isso, registrou todo o imbróglio (ver aqui). Dietrich apanhou, foi ameaçado de morte, mas continua enfatizando por aquelas bandas que as leis vigentes são da Nova e não da Velha República.
o Advogado Dietrich Mendes é candidato a Deputado Estadual pelo PSOL com o nº 50. 650

Em 2014, Dietrich Mendes é novamente candidato, desta feita a Deputado Estadual. O homem não fica quieto, não se acovarda e tem boca grande, ou seja, é daqueles que fala tudo o que pensa e que acredita ser correto defender. Força e coragem caboco. Bota essa boca grande pra funcionar!!!! 

Comentários