A jiboia, a jararaca e a crise 2013-2016



Por Fernando Lobato_Historiador

“Depois que mataram a jibóia, jararaca deita e rola” diz o samba de Almir Guineto.  Na arte isso faz sentido, na realidade política brasileira NÃO, pois até 2012, Jibóia e Jararaca andavam de mãos dadas como um típico casal apaixonado. Era beijinho pra cá, beijinho pra lá, ainda que, vez em quando, alguns tapinhas aparecessem entre um e outro beijo ardente de língua. Foi com o casamento da Jibóia com a Jararaca que se firmou um tal “pacto de governalidade”, que lembrou muito um bem mais antigo: o da Política dos Governadores (1894-1930), que manteve as oligarquias nacionais e regionais mamando freneticamente nas tetas governamentais com verbas e muitos privilégios.
A jararaca todos sabem quem é, ou seja, Luiz Inácio Lula da Silva.  Acho que ele foi muito feliz na sua autodefinição porque é isso de fato que ele tem sido no cenário político brasileiro desde o final dos anos 70 até os dias de hoje, uma jararaca esperta e muito habilidosa quando o assunto é política ou politicagem, pois é especialista nas duas. Todavia, quem é a jibóia de que falo? A resposta é óbvia, o PMDB e grande parte da estrutura empresarial que lucra em cima das verbas públicas: ODEBRECHT, OAS, ANDRADE GUTIERREZ, CAMARGO CORRÊA e todas as outras ligadas a elas direta ou indiretamente. Foi um pacto muito poderoso e eficaz a ponto de Lula ter sido chamado de “O CARA” por ninguém menos que Barack Obama, Presidente dos EUA.
Obama não falou isso gratuitamente, pois tinha plena noção do sentido de sua afirmação, visto que Lula, naquele momento, conciliava duas coisas inconciliáveis: Interesses do Grande Capital com ascensão social das classes mais desfavorecidas. Até 2012 isso funcionou, mais Dilma começou a querer dar uma de João Goulart enfrentando os banqueiros privados baixando as taxas de juros dos bancos públicos, bem como intenção de iniciar uma política de redução das tarifas públicas (lembram que energia e gasolina baixaram um pouco). Com isso, atraiu a ira da jibóia (PMDB e grande parte do grande empresariado que lucra em cima do que FHC privatizou). Dilma deixou de ser a boa menina de Lula e os olhos desse setor se voltaram para Marina e Aécio.
Dilma, depois de vencer em 2014, vitória que jibóia não esperava, buscou reconciliar-se com ela escolhendo Levi para a Fazenda e governando como se fosse Aécio. Não foi o suficiente e, pra piorar, a Lava Jato começou a revelar os tentáculos da Jibóia na Petrobrás e outras estatais. É importante destacar que a jibóia não está restrita ao PMDB, visto que tem representantes poderosos dentro do partido da Jararaca, o PT, assim como no PSDB e muitos outros mais, pois seu tamanho avantajado lembra muito mais uma sucuri (anaconda). E já diz o ditado que cobra engole cobra e a luta que se trava no momento é exatamente essa, ou seja, o da jibóia tentando engolir a jararaca por inteiro e a qualquer custo.
 O grande problema da jararaca ser engolida nesse momento é a afirmação de um país ainda mais neoliberal e reacionário do que esse de Dilma em 2016. Temer e Aécio, depois do fracasso de Marina em 2014, são as opções preferenciais dos mercados nacional e internacional. A ordem de prioridade era Aécio e depois Temer, mas como Aécio somente se viabiliza com a cassação de Dilma pelo TSE, acho que a jiboia fez sua aposta maior em Temer. Com esse congresso 90% eleito pelas empreiteiras e pelas grandes corporações privadas, a vida da Jararaca não será fácil e é pouco provável que sobreviva, por isso voltou a discursar como  antes da chegada à presidência. Como isso vai terminar?  Os próximos três meses nos revelarão. Como brasileiro que ama o seu povo, sobretudo os mais simples, espero que jararaca resista por pelo menos um certo tempo, pois um governo só da jibóia será muito pior do que o atual, pois nossa jibóia costumar jogar a culpa toda nos mais pobres, visto que seu coração também é de cobra. 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu olhar, claro que daria pra escrever 500 mil páginas sobre o tema, pois são mais de 500 anos de cobras e sapo(o povo), este, na escuridão do colírio ofídico delirante da "informação", promovida pelas serpentes em seus programas: "balança a bundinha", jornal bostal,etc.E o sapo (cego-surdo) sabe pular no ritmo da moda apresentado pelos porta-vozes das sucuris. Não enxerga os cipós aos quais estavam e estão amarrados ao longo desses 500 anos. Nem mesmo a memória mais recente, onde parte de seu dorso negro foi abertamente chibatado nas senzalas aos olhos de todo céu azul da humanidade. (Jânio Macuxi)

    ResponderExcluir
  3. Gostei Lobato,se apropriou com primazia da fauna política brasileira.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo, muito bom o texto. Também torço para a Jararaca permanecer viva, mas as coisas não estão fáceis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu Allan...mas não basta torcer...o momento exige demonstração de força nas ruas...

      Excluir

Postar um comentário