O monopólio no sistema de transporte coletivo de Manaus

A retirada da frota do executivo penalizou os usuários do transporte coletivo de Manaus da seguinte forma:O último estudo realizado pela Universidade de Brasília (UNB), concluiu que o número de passageiros em Manaus é o equivalente a quinze pessoas por metro quadrado. Isso representa o caos no sistema de transporte. O ideal seria quatro passageiros por metro quadrado, de acordo com as Normas Técnicas da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).


O estudo foi realizado na gestão do Prefeito Serafim Corrêa (PSB), que custou aos cofres públicos mais de quatro milhões de reais, segundo informação de notícias veiculadas nos jornais locais.

Além da UNB, foi contratado também o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). Os estudos apontaram para a necessidade do aumento da frota, no entanto, o ex-prefeito Serafim, os gestores do IMTU, o granjeiro Miamoto, Eduardo Castelo, o oposicionista Vereador Marcelo Ramos e o mais novo empregado do empresário Acir Gurgaz, o Sr. Frazão, decidiram pela renovação da frota e não pelo aumento da mesma. Prometeram quinhentos ônibus novos que nunca chegaram a Manaus.A decisão do prefeito Serafim em contrariar os estudos realizados pelos institutos estão custando muito caro à população.
A verdade é que Manaus precisa aumentar sua frota, coisa que nem Serafim fez, muito menos Amazonino fará.Somado a isso, a retirada de cento e setenta ônibus executivos do sistema, eleva o volume de passageiros, que era de quinze, para mais de vinte e cinco passageiros por metro quadrado. Além desse problema, ainda há a questão da demora dos ônibus, as filas intermináveis nos terminais, as péssimas condições de higiene dos coletivos que afligem a população manauara.O monopólio no sistema de transporte coletivo de Manaus, articulado por Marcelo Ramos e Serafim Corrêa, formando a maior “transa” que a população já viu_ TRANSMANAUS_ impôs aos usuários, uma frota velha, caindo os pedaços. Como se não bastasse essa barbárie, eles retiraram as cadeiras dos ônibus para que os passageiros sejam transportados iguais a gado nos boieiros (barco que transporta boi na região).
Indiferente a isso, Amazonino Mendes e Siqueirinha seguem o mesmo roteiro de Serafim e Marcelos (Marcelo Ramos e Marcelo Serafim), já está quase na metade do mandato e a tal intervenção no sistema prometida na campanha, parece que nunca vem!Agora os usuários vão conviver com o aumento do caos até a Copa do Mundo de 2014. Pelo que tudo indica, esse grupo vai continuar no governo. Não há dúvidas em afirmar que não haverá melhoras no sistema de transporte, mesmo com a construção do monotrilho.
Fonte: luctasocial.blogspot.com

Comentários