A PÍLULA AZUL E A QUESTÃO DO SIGILO ETERNO

Ainda sob inspiração do filme Matrix, quero comentar a polêmica em torno do sigilo eterno que querem impor aos documentos governamentais considerados ultrasecretos.  Numa das cenas mais interessantes de Matrix, o personagem Morfeu oferece duas pílulas para o personagem Neo: uma azul e outra vermelha.  Se tomar a pílula azul, Neo  apaga da memória todas as mentiras que descobriu acerca do mundo em que vive e volta a viver a vida pacata que sempre viveu. Todavia, caso decida-se pela vermelha, será conhecedor de verdades ainda mais cabeludas do que aquelas que já descobriu.
Tomando o ato de Morfeu como referência, podemos afirmar que a intenção de Collor, Sarney, o Itamaraty e os que defendem o sigilo eterno para os documentos ultrasecretos  é tão somente nos impor a ingestão da pílula azul, pois assim continuaremos, por puro desconhecimento da verdade, a aceitar como tal as historias da carochinha que nos contam a tanto tempo. Antes mesmo dessa questão ganhar relevância, Collor, em conluio com Sarney, tentou nos dar a tal pílula azul ao retirar o registro do seu impeachment das galerias do Senado.
Questionado pela imprensa, o eterno presidente bigodudo do Senado, com a cara de pau que lhe caracteriza -só perde pro Maluf-, disse se tratar de um fato histórico sem nenhuma relevância, ou seja, um acidente de percurso na trajetória “republicana” da instituição. Pressionado, voltou atrás e mandou recolocar a placa com o registro do impeachment do ex-rival e agora coleguinha de PMDB.
Com esse papo de “preservar” os interesses diplomáticos do país, Collor e Sarney, com o apoio dos que temem um conhecimento ainda maior dos pecados cometidos durante a Ditadura Militar, tentam evitar a ingestão de toda a nação com a pílula vermelha, a da verdade. Querem nos negar o direito `a História real porque ela, com certeza, os desmascara e expõe a “nudez vergonhosa” que querem  manter oculta por muito mais tempo.
Nós, que queremos a verdade e tão somente a verdade, bradamos a uma só voz: QUEREMOS A PÍLULA VERMELHA JÁ!  ABAIXO O SIGILO ETERNO!  

Comentários