DEPOIS DAS NOVAS DO NOVAIS, O QUE ESPERAR DA GESTÃO DO GASTÃO?

     Por Fernando Lobato - Historiador
       Depois das novas obscenidades do Pedro Novais – pagamento de governanta e motorista com o nosso dindin suado – Dilma demonstrou a sua rendição a outra obscenidade – o poder quase faraônico de Sarney no seu governo. Para o lugar do Ministro do Turismo que sai depois de tantas obscenidades reveladas, nomeou Gastão Vieira. O que esperar de um ministro que se chama GASTÃO e que, assim como seu antecessor, é Deputado Federal pelo PMDB do Maranhão e outra cria do todo poderoso Presidente do Congresso? O grande poder do bigodudo maranhense nos foi revelado pela resistência e durabilidade de Pedro Novais num cargo de relevância para um país comprometido com Copa do Mundo seguida de Olimpíadas.
      Recordemos que Novais é aquele que gastou R$ 2.156,00 numa festinha de motel, pediu nota fiscal e mandou a conta para nós – os que tem 40% de sua renda confiscada para custear coisas como a Verba Indenizatória de R$ 32 mil mensais que os deputados tem para gastar com representação. Novais nunca explicou como nos representava naquele motel, mas Dilma não viu nisso problema algum para fazê-lo ministro. Por quê? Porque tinha que agradar o bigodudo - que, quando vai para sua ilha particular, vai no helicóptero da Polícia, ou seja, a nossa custa e com prejuízo de quem dela pode precisar.
         Recordemos também que Novais era o ministro que tinha Frederico da Silva Costa como Secretário Executivo, ou seja, o que foi preso numa operação recente da Polícia Federal. É o mesmo que provocou a crítica pública que Dilma e seu Ministro da Justiça fizeram contra os “excessos” da PF. Por quê? Porque tinham que dar satisfações ao bigodudo e ao PMDB. Com as novas do Novais, das duas uma: ele ficava e desmoralizava Dilma completamente ou pedia pra sair. Deu-se a segunda e já prevista hipótese. Todavia, com a nomeação de GASTÃO – pobre de nós se ele fizer jus ao nome - uma coisa é certa: Dilma não ficou enlameada, mas fica muito mal na foto. Hoje sabemos que há dois poderes acima do Planalto: LULA e SARNEY – Difícil saber quem manda mais.  

Comentários