Lula, Arthur e o que há de pior na política



Arthur, como bom tucano que é, falou da corrupção petista, mas nada disse das evidências de corrupção na prefeitura que hoje comanda

Por Fernando Lobato_Historiador

Arthur Neto, prefeito de Manaus, em entrevista recente (ver aqui) afirmou que Lula é a pior coisa que a política brasileira já produziu. Arthur, como sabemos, foi o líder tucano de oposição ao governo de Lula, de modo que é natural que não morra de amores pelo ex-presidente e que sua fala seja exagerada, tendo em vista seu objetivo de provocar polêmica com o fim de chamar atenção para si já pensando em 2016, quando tentará a reeleição. Arthur, que de bobo não tem nada, pois é raposa madura e antenada, usa a mesma tática dos lutadores de UFC que adora prestigiar também com o fim de ganhar atenção dos fãs do esporte. Ele provoca e faz cara de bravo, portanto, querendo surfar na onda conservadora e reacionária que hoje inunda o país.
Nada contra achar que Lula foi um presidente ruim, visto que eu e o PSOL dizemos isso desde 2005. Heloísa Helena, candidata do PSOL à presidência em 2006, teve mais de 6 milhões de votos falando algo muito próximo do que Arthur diz. Não há também discordância com a avaliação que vê as agruras hoje vividas pelos brasileiros como fruto da lógica de governabilidade que Lula implantou e que Dilma deu continuidade, mas é importante destacar que o calvário atual não é, como os tucanos gostam de afirmar, fruto da “incompetência” de Dilma e do PT e sim consequência do modo como se costuma fazer “política” no Brasil desde a proclamação da República em 1889, ou seja, na lógica do toma lá dá cá que o PSDB de Arthur também conhece e pratica há muito tempo.
Arthur, durante boa parte da entrevista, falou da corrupção petista, mas nenhuma palavra disse das evidências de corrupção na prefeitura que hoje comanda. Ano passado, todos sabem, seu filho foi eleito Deputado Federal graças a doações milionárias recebidas de empresas que prestam serviço à Prefeitura de Manaus e, aqui nesse mesmo espaço, destaquei que isso tem tudo haver com uma possível operação LEVA A JATO pra Brasília. O que me chateia e aborrece nos tucanos, portanto,  é exatamente isso, ou seja, a CARA DE PAU de querer se mostrar como bons mocinhos depois de tudo que fizeram e ainda fazem com nosso país nas gestões que comandam. Nada contra Arthur destacar o que há de pior na política, mas deixar de inserir sua gestão e seu partido nessa mesma vala é faltar com a verdade para querer enganar os desinformados. 


Comentários