o parasita, o burguês selvagem e a águia fascista

O Fascismo foi fruto do desespero de uma direita europeía assombrada pelo comunismo. Foi um parasita  terrível que vestiu pele de esquerda para executar uma agenda da extrema direita. É um fantasma que ressurge em tempos de crise aguda do capitalismo.

Por Fernando Lobato_Historiador



Parasita, na biologia, é um ser que sobrevive sugando as energias de outro que, por conta disso, é seriamente prejudicado na sua existência. Na Economia Política, parasita é aquele que não produz ou trabalha e sobrevive sugando o erário público, ou seja, que vive e se deleita na seiva extraída daqueles que labutam e produzem de verdade. Eis porque, desde que foi inventado há 6.000 anos atrás, o ESTADO OU GOVERNO tem sido comumente percebido como um grande ser parasitário, ou seja, um ser que suga as energias do povo. Eis porque anarquistas, liberais e comunistas, apesar da inimizade no campo da teoria política, possuem um ponto comum: A NEGAÇÃO DO ESTADO.

O liberal teoriza a necessidade de limitação do parasita para que as forças produtivas possam se desenvolver com mais liberdade e assim gerar uma melhor satisfação das necessidades de todos através do DEUS MERCADO. O anarquista, por sua vez, não concebe outra solução que não a destruição total desse parasita. Enquanto ele existir, acreditam eles, é impossível existir felicidade plena. Um mundo feliz, apostam, deve ser gerido diretamente pelo povo através de cooperativas e associações, ou seja, incorporando todas as funções que hoje são do estado. Eis porque, sempre que me indagam a respeito, aponto que há mais semelhanças entre anarquistas e liberais do que entre anarquistas e comunistas.

O comunista, por sua vez, assim como o anarquista, também entende que, enquanto esse parasita existir, nunca haverá felicidade plena. Todavia, o povo, há tanto tempo vivendo na companhia desse parasita, não saberia, de imediato, viver sem ele. É imperativo,  portanto, um tempo de transição ou adaptação do povo antes  do seu aniquilamento total. O marxismo tradicional chama esse tempo de DITADURA DO PROLETARIADO, ou seja, um tempo em que a classe trabalhadora seria educada e preparada por um parasita regenerado e benévolo que a conduzirá ao paraíso, ou melhor, ao modo de produção comunista, um mundo sem classes e em que todos trabalham de forma fraterna e feliz.

A História já nos mostrou inúmeras e diversas experiências liberais e neoliberais e o que se viu e vê é a quase completa apropriação do grande parasita por um tipo de parasita ainda mais voraz que o estado: O BURGUÊS SELVAGEM E SEM ESCRÚPULOS. Um ser tão terrível que é capaz de sugar tanto o parasita estado quanto o povo que o nutre e sustenta. Se olharmos o gráfico da dívida pública do Brasil, por exemplo, veremos que quase 50% de todas as receitas são abocanhadas pelo terrível parasita BURGUÊS SELVAGEM E SEM ESCRÚPULOS. Se apurarmos ainda mais o olhar, veremos  que a classe trabalhadora também é sugada pelo parasita ESTADO em quase 50%, ou seja, o parasita estado nos suga sem dó e o terrível parasita burguês suga o estado na mesma intensidade.

A História tem muito pouco ou quase nada a dizer sobre  experiências anarquistas concretas, mas já tem alguma coisa acumulada sobre experiências autointituladas comunistas, apesar de jamais terem atingindo o finalmente da teoria, visto que, na fase de transição ou da DITADURA DO PROLETARIADO, a coisa desandou ou foi pro beleléu. O grande problema é que a tal vanguarda revolucionária, no momento em que assume a condição de parasita, parece ser vítima de uma amnésia que a faz esquecer que sua missão é negar o parasita em que se transformou para, num momento a posteriori, tal como um terrorista suicida, se autodestruir. STALIN, MAO TSE TUNG e outros sofreram desse tipo de amnésia na hora H. Não só não educaram o povo a viver livre do parasita como o fizeram ainda mais refém deste. O Comunismo inscrito na bandeira vermelha e  no pomposo nome de República dos Soviets ou República Democrática Popular foi esquecido e ignorado ainda que, no discurso, tenha sido sempre reafirmado.

Vivemos um tempo sombrio em que a crise do capitalismo se agudiza e nos coloca novamente diante da questão do enfrentamento tanto do grande parasita ESTADO quanto do terrível parasita BURGUÊS SELVAGEM E SEM ESCRÚPULOS. O anarquismo, talvez em face de sua condição de experiência histórica ainda não testada, mostra a cara com desenvoltura através da propaganda da ação direta ou sem intermediários (partidos, sindicatos ou outras organizações formais). Os BLACK BLOCKS, tal como o LUDISMO  do século XIX inglês, quebram caixas eletrônicas de grandes bancos e tudo o mais que simboliza o CAPITALISMO como se a simples destruição destes totens significasse algum sério revés no terrível parasita BURGUÊS SELVAGEM E SEM ESCRÚPULOS.

A História está se fazendo sem que o novo tenha ainda se mostrado claramente no horizonte. É URGENTE, todavia, que ele assuma uma forma ou programa atraente e convincente e que esteja ancorado em dois princípios que se abraçam e irmanam naturalmente, mas que, até o momento, foram muito falados e também muito pouco concretizados na dinâmica coletiva, ou seja, o SOCIALISMO e a DEMOCRACIA. O fantasma do FASCISMO, em tempos de crise aguda do capitalismo, costuma também se assanhar e, tal com a águia com seu bote certeiro, espreita o seu momento de ação. TODO CUIDADO É POUCO COM O PIOR DOS PARASITAS!

Comentários

  1. O Estado burguês é novo ídolo dos tempos modernos... homens e mulheres caem a seus pés acreditando que ele é a " salvação" da humanidade. ledo engano. da sua boca é que sai a maior mentira " Eu, Estado, sou o povo. (adaptado Nietzsche Assim Falava Zaratustra)

    ResponderExcluir

Postar um comentário