A insegurança do sistema, O VOCÊ FISCAL e a auditagem do TSE

O voto é secreto, mas o Boletim de Urna não. Ele deve ser publicizado logo após o encerramento da votação e eu estava lá para cobrar e conferir a observância desse procedimento. O VOCÊ FISCAL é a primeira iniciativa da sociedade civil para fiscalizar e auditar o trabalho do TSE e deve ser cada vez mais apoiado e incentivado, pois permite verificar a correspondência entre os dados divulgados com aqueles registrados nas urnas.

Por Fernando Lobato_Historiador

Lembrarei das Eleições 2014 não apenas porque participei dela como candidato e eleitor, mas também porque exercitei, pela primeira vez, minha condição de fiscal do processo. Digo isso porque aderi ao Movimento Você Fiscal, dirigido pelo engenheiro de computação Diego Aranha.
Aranha tem enfatizado que o processo eleitoral brasileiro está sujeito a vários tipos de fraudes e que a sociedade precisa fiscalizar e acompanhar todo o processo. Os argumentos dele me convenceram e, por conta disso, me senti na obrigação de colaborar.
O que o movimento pediu foi algo bem simples: fotografar e enviar boletins de urna para uma central de captação para fazer uma contagem paralela à do TSE. Obviamente, não deu para fazer isso com muitas seções, mas, na escola onde votei, fotografei o resultado de todas.
No cumprimento da missão, percebi que uma parte dos mesários desconhecia a obrigação de divulgar o boletim. O presidente de minha seção disse que somente divulgaria com a ordem do coordenador do local de votação.
Fui até o coordenador e o questionei sobre a divulgação e ele prontamente concordou comigo e saiu, seção por seção, cobrando que todos colassem os boletins na entrada das seções. Depois disso, foi preciso apenas fotografar e enviar para a central de dados do VOCÊ FISCAL.
Está claro que o sistema não é tão seguro como se propagandeia e o TSE não está imune a interferências indevidas e esta é a razão porque, na próxima eleição, vou trabalhar para engrossar ainda mais a legião de fiscais de Aranha e outras que desenvolvam a mesma iniciativa.

Comentários