Goebbels, Hissa e a propaganda mais que enganosa


Os outdoors de Hissa espalhados por Manaus nos sugerem que o nosso representante em Brasília parece seguir a máxima do ministro da propaganda de Hitler, ou seja, que uma mentira ou meia verdade contada sistematicamente vira verdade absoluta.

Por Fernando Lobato_Historiador

Diz o dito popular que o pior dos lobos é aquele que se veste de cordeiro. Concordo, mas vou além pra dizer que tem um tipo ainda pior: aquele que se veste de cordeiro e propagandeia mentiras ou meias verdades de forma sistemática com o intuito de transformá-las em verdade absoluta no seio de cordeiros que, além de desatentos, estão mal informados. Esse último perfil, pelo que se vê em outdoors espalhados por Manaus, parece se adequar ao Deputado Federal Hissa Abraão (PPS-AM). Hissa é empresário e, durante votação do PL 4330/2014, o da terceirização, votou a favor do mesmo. Votar em conformidade com seu interesse de classe é perfeitamente aceitável, o que não se aceita é a propaganda em outdoors dizendo que ele é amigo do trabalhador e que, por isso, votou contra a terceirização ilimitada. Se ele é contra a terceirização ilimitada, então porque votou a favor do projeto?
Hissa parece querer seguir a máxima do ministro da propaganda de Hitler que dizia que uma mentira ou meia verdade contada mil vezes se transforma em verdade absoluta. Depois que seu voto a favor da terceirização veio a público, passou a ser criticado por eleitores em sua página do facebook, caso de Aldenice Melo, Bentes Miranda, Arthur Teixeira e muitos outros. Para todos os críticos respondeu com o mesmo texto, ou seja, dizendo que votou “a favor da regulamentação de 12,5 milhões de trabalhadores terceirizados”.  Anderson Vasconcelos ironizou Hissa dizendo que o uso do mesmo texto como explicação para o inexplicável era evidência de que até a resposta dele era terceirizada (https://pt-br.facebook.com/hissa.abrahao). Se a coisa terminasse por aí tudo bem, pois Hissa seria apenas mais um caso de decepção na política, o problema é que os outdoors espalhados por Manaus parecem querer compensar a perda dos votos dos “cordeiros” informados com a conquista dos votos dos “cordeiros” desinformados.
Hissa precisa vir a público esclarecer porque propagandeia que é contra a terceirização ilimitada, mas votou sim na votação de 08.04.2015 na Câmara Federal (ver aqui registro de votação do deputado).  Além disso, penso também que o Ministério Público precisar tomar ciência do fato relatado, pois é evidente que a VERDADE é um bem coletivo importante e não podemos permitir que seja maculada. Tentar vender imagem de cordeiro Hissa pode continuar a fazer, usar de seu poder econômico para propagandear algo diferente do que faz em Brasilia NÃO. É bom ainda destacar que Hissa votou a favor do PL 4148/2008, que acabou com a obrigação dos fabricantes de transgênicos de identificarem esses produtos com um T bem visível nas embalagens. Com esse outro voto, Hissa tirou o nosso direito de saber se estamos ou não levando um produto transgênico para casa, ou seja, votou mais uma vez de acordo com seu interesse de classe. Apesar de tudo isso, ele quer nos fazer crer que é nosso amigo. É pouca ou muita cara de pau?

Comentários

Postar um comentário