A propaganda terrorista, a verdade omitida e a Reforma da Imprudência


Por Fernando Lobato_Historiador

Quem assistir Fahrenheit 11 de setembro, de Michael Moore (ver aqui), não terá a menor dúvida de que o terrorismo foi o pano de fundo para um terrorismo ainda pior, ou seja, aquele que foi praticado pela mídia a serviço do Governo Bush filho. Terrorismo intensivo feito de encomenda para incutir medo na população norte-americana para forçá-la a aceitar os gastos que os EUA depois consumaram nas campanhas do Afeganistão e do Iraque. Foi, sem dúvida alguma, uma campanha baseada quase toda ela em mentiras, com destaque para aquela que falava do arsenal de armas químicas colocando a população mundial em risco iminente. O governo Temer, na propaganda de sua draconiana e imprudente Reforma da Previdência, usa da mesma tática ao anunciar o “fim do mundo” se a mesma não for aprovada do jeito que o governo quer.

Usando de artifícios contábeis para gerar um suposto déficit previdenciário de mais 151 bilhões em 2016 (ver aqui), Temer faz uso do terrorismo midiático para convencer os trabalhadores de que estes devem aceitar trabalhar bem mais e, no fim das contas, ou seja, na hora de se aposentar, aceitar benefícios bem menores do que os atuais. O terrorismo está em propagandear que ou é isso ou nada, pois, se a tal reforma não for feita, não haverá recursos nem mesmo para honrar esses pagamentos mínimos. Se o terrorismo é escancarado, o mesmo não acontece com o que efetivamente arromba o caixa previdenciário. Nada é dito sobre a DRU, que drena recursos da seguridade há mais de 23 anos e foi estendida por mais 6, além  de aumentada de 20 para 30% (ver aqui). Nada é dito sobre o monumental débito previdenciário de empresas como JBS e Bradesco, ou seja, de grandes financiadores de nossa “honesta e bem intencionada” classe política (ver aqui). Não se esclarece que a previdência faz parte de um caixa maior, ou seja, do caixa da SEGURIDADE SOCIAL e que este comporta receitas bem mais amplas que as contribuições de patrões e empregados. Esse sistema maior, no fim das contas, é SUPERAVITÁRIO e não deficitário, apesar de saqueado por anos a fios pelo próprio governo através da DRU e por uma irresponsável política de renúncias fiscais (ver aqui e aqui).

A previdência, considerada isoladamente, sempre foi e sempre será deficitária, visto que é impossível custeá-la somente com as contribuições de patrões e empregados e a Constituição de 1988, por ter consciência disso, inseriu-a num caixa maior e bem mais reforçado e que inclui uma série de outras receitas  constitucionalmente vinculadas que o governo omite em sua propaganda (PIS, COFINS, CSLL e outras). Mesmo com todos os efeitos da crise de 2009 para cá, o caixa da seguridade, segundo estudos anuais divulgados pela ANFIP (ver aqui) nunca deixou de ser superavitário. O que o terrorismo midiático busca esconder é a intenção do governo de legalizar definitivamente o desvio de recursos da seguridade para outras despesas, alargando bem mais os efeitos provocados atualmente pela DRU e forçando os trabalhadores à contratação de previdência complementar privada, ou seja, o governo quer se apropriar de receitas que legalmente pertencem aos trabalhadores e, além disso, forçá-los a custear esse assalto com recursos de seus próprios salários.

É obvio que, se saques indevidos são feitos todos os anos no caixa da seguridade para custear outras despesas, tal caixa ficou pressionado, mas se os saques feitos indevidamente forem devolvidos ou se a DRU for revogada imediatamente, os recursos tornam-se mais do que suficientes para honrar, por muito tempo ainda, todos os compromissos previdenciários assumidos nas regras atuais e a tal reforma, portanto, pode ser feita com o vagar e a prudência necessária para que os custos adicionais do sistema no futuro possam ser calculados de forma transparente e distribuídos equilibradamente entre patrões, empregados e governo. O vagar e a prudência, entretanto, não interessam ao governo dos golpistas porque seu objetivo é jogar todo o custo nas costas da parte mais fraca, ou seja, dos trabalhadores que, conforme comprovado nas delações da Odebrecht, é a única parte que não está devidamente representada na estrutura de um estado falsamente democrático


Comentários