A estabilidade da corrupção, a paz da bandidagem e o resultado já esperado


Por Fernando Lobato_Historiador

O arquivamento da 1ª denúncia contra Temer, um resultado já esperado, foi garantido por deputados que justificaram sua cumplicidade com os crimes presidenciais em face da estabilidade econômica, da necessidade de paz na política, da retomada do crescimento, da diminuição do desemprego, da urgência da reforma da previdência e, pasmem, da responsabilidade, patriotismo e compromisso com a nação. Mais uma vez assistimos um show de cinismo dos que já defini como BANDIDAGEM PATRIOTA (ver aqui). É certo que muitos assumiram essa postura em face da liberação antecipada de milhões em verbas das chamadas emendas impositivas (ver aqui). Enquanto Temer estiver com a caneta na mão, tem como liberar verbas que podem usar como trunfo na campanha eleitoral de 2018, mas é bem provável que, quando a 2ª ou 3ª denúncia de Janot chegar à Câmara (ver aqui), muitos mudem de lado apostando que serão lembrados ano que vem pelo último voto dado na questão.

Temer, em face da natureza urubu (ver aqui) dos que lhe apoiam, ganha sobrevida no cargo tendo clareza de que pode ter tido uma vitória de Pirro (ver aqui).  Para ganhar a segunda batalha e uma provável vitória na guerra contra a Lava Jato, sabe que precisará arrombar ainda mais as já por demais arrombadas contas públicas, pois renúncias fiscais como a dada aos ruralistas (ver aqui), que podem ter garantido mais de 200 votos na primeira denúncia, novos aumentos de impostos como o dos combustíveis (ver aqui) e maior oferta de cargos e benesses aos deputados urubus continuam sendo medidas necessárias para se manter no cargo até 2018. Apesar da desonestidade e banditismo que caracteriza as forças de mercado que sustentam Temer e o mundo político corrupto, estas sabem que é temerário manter um presidente nestas condições em face do risco de quebra da “institucionalidade democrática” que defendem de forma apenas retórica.

       Vivemos sob a DITADURA DO CAPITAL, mas é fundamental jogar sobre ela pelo menos um fino véu de DEMOCRACIA para que não fique explícita demais. Na Ditadura Militar (1964-1984), por exemplo, o Congresso Nacional não foi completamente fechado exatamente para passar a imagem de que a ditadura não era tão ditadura assim, ou seja, que era uma DITABRANDA conforme defendem alguns (ver aqui). Eis porque ainda acho que Temer não resistirá à 2ª ou 3ª denúncia, pois manter a ESTABILIDADE DA CORRUPÇÃO e a PAZ DA BANDIDAGEM de forma tão cínica e descarada pode mexer com os brios não apenas de uma população crescentemente descontente, mas também com o brio de parte das FA, principalmente quando está sendo utilizada  no combate à bandidagem que não usa paletó nem gravata (ver aqui) com o fim de promover e dar algum crédito à bandidagem que costuma usar essa indumentária no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

Comentários