O 09 de maio, o Dia das Mães e os filhos deste solo

 


Por Fernando Lobato_Historiador

   Maio é o mês das mães e, neste domingo, dia 09, os filhos deste solo se reunirão em torno daquelas que lhes nutriram e cuidaram ao longo dos primeiros nove meses de sua existência e que, depois do primeiro suspiro neste mundo, continuaram a lhes dedicar o seu amor, carinho e atenção.  A devoção dos filhos por suas mães decorre, portanto, dessa relação íntima e intensa de afeto que se estabelece e se mantém ao longo de toda uma vida.

    Que os filhos deste solo, neste 09 de maio, portanto, celebrem e homenageiem suas mães, quer estejam na convivência familiar cotidiana quer estejam apenas na lembrança e nos registros dessa convivência, no caso das que já partiram para o plano da eternidade. As MÃES, portanto, são sinônimo de vida, de amor e de sacrifício em favor dos filhos. É na intensidade da vida vivida que as alegrias e, também as tristezas, ficam registradas na história de cada família.

   O Brasil vivencia um dos momentos mais trágicos e tristes de toda a sua história em face do luto permanente e contínuo em que estamos há mais de um ano. De março de 2020 para cá foram milhares e milhares de famílias que perderam suas mães, principalmente por conta da COVID-19. A nação ainda chora um número tão grande de perdas, que poderia ter sido bem menor se medidas de proteção à vida e não ao lucro tivessem sido priorizadas.

     O amor ao dinheiro, característica marcante da elite governante deste país de nome Brasil (ver aqui), foi o motivo principal de tanta dor e tristeza imposta ao nosso povo em nome do argumento de que o país não podia parar apesar do crescente número diário de cadáveres e do intenso e frenético trabalho dos tratores na abertura de covas nos cemitérios (ver aqui e aqui). Nem nos LOCKDOWN o vai e vem de pessoas parou e o resultado está aí.

      A pátria mãe Brasil nunca foi gentil com todos os seus filhos, tal como diz o hino, visto que, até hoje, não aceita como seus aqueles que são pobres, ou seja, aqueles de forte herança indígena e africana. Apesar disso, a maioria daqueles que são filhos ou não deste solo tem uma mãe da qual guardam boas recordações e quem as tem com vida e saúde neste momento trágico da nossa história, tem motivos ainda maiores para celebrar este 09 de maio de 2021.

PARABÉNS A TODAS AS MAMÃES!

Comentários